16 de abril de 2024 - 13:22

Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente brasileiro em meio a controvérsias diplomáticas

Foto: Jonathan Ernst/Reuters

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegará ao Brasil na noite desta terça-feira (20) para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (21), como parte de sua agenda que também inclui participação em reuniões do G20. Durante o encontro com Lula, Blinken abordará questões bilaterais e globais entre os dois países, além do conflito entre Israel e Hamas, no qual tem atuado na mediação.

A visita ocorre em meio à controvérsia gerada pela comparação feita por Lula entre os ataques de Israel na Faixa de Gaza e o Holocausto, levando Israel a declará-lo “persona non grata”. O governo brasileiro, por sua vez, convocou o embaixador israelense e ordenou o retorno do embaixador brasileiro em Israel.

Além disso, Blinken destacará o apoio dos EUA ao Brasil na presidência do G20 e em outras áreas de cooperação bilateral, antes de seguir para o Rio de Janeiro para a reunião do G20. A visita também incluirá Buenos Aires, onde se encontrará com o presidente argentino. Como principal diplomata dos EUA, Blinken desempenha um papel central na condução da política externa do país.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook