25 de maio de 2024 - 22:49

Prefeitura do Natal homologa licitação para engorda da orla de Ponta Negra

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Natal homologou o resultado da licitação para a engorda da orla da Praia de Ponta Negra e complementação do calçadão até a Via Costeira. Após análise e rejeição dos questionamentos à licitação, as licenças para realização da obra, estimada em R$ 73,7 milhões, podem prosseguir.

O consórcio vencedor foi a DTA-AJM, especializada em dragagem e com experiência em aterros, sendo responsável pelo aumento da faixa de areia em Balneário Camboriú. O questionamento da licitação foi rejeitado pela Justiça e pela Prefeitura, permitindo o avanço do projeto.

A expectativa é de que a obra inicie em três a quatro meses, após a homologação do resultado. O cronograma inclui a solicitação da Licença de Instalação e Operação e o início da dragagem e aterro hidráulico para o preenchimento artificial da praia de Ponta Negra. Em seguida, será feita a complementação do calçadão até a Via Costeira.

O projeto prevê o alargamento da faixa de areia, chegando a até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. Isso permitirá melhor aproveitamento da praia, atualmente restrita em marés altas. Serão utilizados cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia trazidos de uma jazida em Areia Preta para Ponta Negra, por meio de uma draga de sucção. Em seguida, será realizada a terraplanagem para espalhamento, compactação e nivelamento do aterro.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook