14 de setembro de 2024 - 18:26

Brasil assume gestão de embaixadas do Peru e da Argentina em Caracas

Foto: Divulgação

Os governos do Brasil e da Venezuela firmaram um acordo permitindo que diplomatas brasileiros operem as embaixadas do Peru e da Argentina em Caracas. A decisão vem após a expulsão dos diplomatas desses países pela Venezuela, devido ao não reconhecimento da vitória de Nicolás Maduro na eleição de 28 de julho.

O Itamaraty e o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela anunciaram que, a partir de 5 de agosto de 2024, a Embaixada do Brasil em Caracas cuidará das missões diplomáticas da Argentina e do Peru, incluindo a custódia de seus bens e arquivos, e a representação dos interesses de seus nacionais.

Anteriormente, foi informado que o Brasil administraria a embaixada da Argentina, agradecida pelo presidente Javier Milei. Agora, a novidade é a inclusão da Embaixada do Peru, que também expressou gratidão ao governo brasileiro por este apoio.

Os chefes de estado da Argentina e do Peru não reconheceram a vitória de Maduro, alegando que o opositor Edmundo González foi o vencedor, embora sem auditoria dos resultados. Maduro tem expulsado diplomatas de países que contestaram os resultados, incluindo Chile, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Uruguai.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook