O Banco Central (BC) informou que 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram seus dados cadastrais vazados. Este é o sexto incidente desse tipo desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos em 2020.
O vazamento ocorreu devido a falhas nos sistemas da instituição de pagamento. Os dados expostos foram os cadastrais, não envolvendo informações financeiras sensíveis. Os clientes serão notificados exclusivamente através do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da Fidúcia. O BC alertou os clientes a não considerarem outras formas de comunicação não provenientes desses canais oficiais.
Embora a exposição dos dados não garanta que todas as informações tenham sido vazadas, o BC destacou que estiveram visíveis para terceiros por um período e podem ter sido capturadas. O caso será investigado e pode resultar em sanções, como multas e suspensão do sistema Pix, dependendo da gravidade do ocorrido.