18 de julho de 2024 - 06:03

Disputa por vaga no STF: Advogado-Geral da União Jorge Messias à frente na preferência de aliados de Lula

Foto: Adriano Machado/Reuters

Os aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, estão inclinados a apoiar a indicação de Jorge Messias, advogado-geral da União, para o Supremo Tribunal Federal (STF), em vez de Flávio Dino. A ascensão de Messias, que é o preferido do Partido dos Trabalhadores (PT), ganhou impulso mesmo antes do episódio envolvendo a visita polêmica no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O fortalecimento da posição de Messias é evidente, e fontes próximas a Lula sugerem que o presidente tem adiado a indicação para evitar descontentamento com aliados no Congresso, especialmente em um momento delicado. O presidente estaria preocupado em não desagradar aqueles no Congresso que apoiam Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

A análise estratégica indica que, se Messias fosse indicado antes, os apoiadores de Dantas, liderados por Renan Calheiros, poderiam aumentar as exigências em troca do apoio a importantes pautas legislativas, como a Reforma Tributária. A delicada equação política envolvendo a escolha do próximo ministro do STF evidencia as complexidades das negociações nos bastidores do cenário político brasileiro.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook