17 de julho de 2024 - 17:56

Dom João Santos Cardoso recebe imposição do pálio arquiepiscopal em Natal

Foto: Margarete Torres

Neste domingo (7), na Catedral Metropolitana de Natal, Dom João Santos Cardoso, arcebispo de Natal, recebeu a imposição do pálio arquiepiscopal. A cerimônia foi conduzida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa no país. Dom João participou, no dia 29 de junho, da cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o Papa Francisco abençoou e entregou os pálios a 42 arcebispos, incluindo cinco brasileiros.

O pálio, simbolizando a missão pastoral dos bispos, foi abençoado pelo Papa, mas a imposição ocorreu na própria arquidiocese, uma novidade para a Arquidiocese de Natal. Dom João Santos foi nomeado arcebispo em julho de 2023 e tomou posse em outubro do mesmo ano.

O Pálio Arquiepiscopal, feito de lã de ovelhas criadas pelos monges trapistas da Abadia de Tre Fontane, representa a comunhão hierárquica com a Igreja Romana e o Papa. Em seu discurso, Dom João enfatizou o simbolismo do pálio, destacando seu compromisso de guiar e proteger suas ovelhas.

Natural da Bahia, Dom João foi nomeado pelo Papa Francisco como o 7º Arcebispo Metropolitano de Natal em 2023. Na cerimônia, o Núncio Apostólico também abençoou as obras de revitalização da Catedral, que incluem um vitral de 21 metros de altura em forma de cruz e a Via Sacra composta por 15 peças de madeira feitas pelo artesão Ambrósio Córdula.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook