17 de julho de 2024 - 17:48

Pescadores capturam 7 toneladas de peixes no litoral Norte do RN

Foto: Reprodução

No litoral Norte do Rio Grande do Norte, pescadores capturaram 7 toneladas de peixes em uma operação que durou cerca de quatro horas. Participaram da pescaria 20 pescadores, mas apenas quatro deles estavam em canoas, navegando em uma área com até quatro metros de profundidade. Os demais aguardavam para puxar a rede de tresmalho, que possui três malhas sobrepostas.

Inicialmente, a expectativa era capturar até três toneladas, mas os pescadores acabaram conseguindo mais que o dobro. “A gente observou aquela mancha [de peixes] próximo à superfície, passamos a rede para pegar o cardume que podia estar abaixo. Deu certo”, disse Amadeus Guilherme, de 22 anos, um dos participantes.

Cada peixe pescado pesava, em média, entre 10 e 15 quilos. Do total capturado, 12 unidades foram separadas para consumo próprio, e o restante foi enviado para Caiçara do Norte, município a cerca de 25 quilômetros, onde a mercadoria é comercializada. O valor obtido pela venda não foi informado.

Capturas fartas como esta são esperadas pelos pescadores entre maio e setembro. Há três anos, uma captura semelhante ocorreu no local, e em julho de 2022, a pescaria resultou em mais de 12 toneladas de peixe. “Tem dia que não sai nada. É um trabalho de espera. A gente sai, faz o nosso trabalho e espera pegar o peixe. Quando a gente consegue, é uma alegria gigante. Já estamos na espera da próxima, se Deus quiser”, relatou um dos pescadores, que voltou ao mar no dia seguinte à captura.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook