14 de janeiro de 2025 - 09:37

Papa Francisco nomeia irmã Simona Brambilla como primeira prefeita mulher da Cúria Romana

O Papa Francisco deu mais um passo significativo em sua gestão ao nomear, nesta segunda-feira (6), a irmã Simona Brambilla como prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Esta é a primeira vez que uma mulher lidera um dicastério na Cúria Romana, órgão responsável por supervisionar as ordens religiosas da Igreja Católica.

O Vaticano destacou o marco histórico: “Irmã Simona Brambilla é a primeira prefeita mulher no Vaticano”. Embora mulheres já tenham ocupado cargos importantes na Santa Sé, essa nomeação reforça as reformas promovidas pelo Papa Francisco, que em 2022 modificou a constituição vaticana para permitir que leigos, incluindo mulheres, ocupem posições de liderança.

Aos 59 anos, irmã Brambilla é missionária da Consolata e possui vasta experiência em trabalhos pastorais e administrativos. Ela já atuou como enfermeira em Moçambique e foi superiora geral de sua congregação entre 2011 e 2023. Em 2023, tornou-se secretária do mesmo dicastério, pavimentando seu caminho para o cargo de prefeita.

Na nova função, ela trabalhará ao lado do cardeal Ángel Fernández Artime, que ocupará o cargo de “pro-prefeito”. Apesar de algumas limitações teológicas que reservam celebrações sacramentais apenas a homens, Brambilla será oficialmente reconhecida como a líder do dicastério, consolidando sua posição de destaque na estrutura administrativa da Igreja.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook