O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve anunciar nesta segunda-feira (10) a imposição de tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio, medida que pode afetar diretamente o Brasil, um dos maiores fornecedores do metal para o mercado americano. Em 2024, o país exportou mais de quatro milhões de toneladas de aço para os EUA, ficando atrás apenas do Canadá.
Durante seu primeiro mandato, Trump já havia imposto tarifas sobre aço e alumínio, mas posteriormente suspendeu as taxas para Brasil, Canadá, México, União Europeia e Reino Unido. Caso a nova taxação se concretize, o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro, alerta que o país pode perder metade do volume exportado aos EUA.
Enquanto isso, a China anunciou novas tarifas de 10% a 15% sobre produtos americanos, como equipamentos agrícolas e veículos, em resposta a uma taxa adicional de 10% imposta por Trump às importações chinesas. Com isso, a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo se intensifica.