22 de abril de 2025 - 16:56

Natal registra queda nos casos de Covid-19, mas vacinação segue essencial

Foto: Freepik

Natal teve uma redução de 34,58% nas notificações e de 54,30% nos casos positivos de Covid-19 em janeiro de 2025, comparado ao mesmo período de 2024. Foram registrados 1.690 casos contra 2.583 no ano anterior, segundo o Boletim Epidemiológico da Prefeitura. Apesar da queda, o vírus ainda circula, exigindo atenção, especialmente entre idosos.

Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde, atribui a melhora ao aumento da vacinação. “Quando ampliamos a cobertura, atingimos a imunidade de rebanho”, explica. A imunização foi incluída no Calendário Nacional para crianças menores de cinco anos, gestantes e idosos, e está disponível em 21 Unidades Básicas de Saúde e em pontos extras nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping.

Com o carnaval se aproximando, as autoridades alertam para um possível aumento nos casos devido às aglomerações. A faixa etária mais afetada pela Covid-19 entre 2024 e 2025 foi de 20 a 59 anos, com maior incidência entre mulheres. No entanto, idosos representam 85,42% dos óbitos, com cardiopatia e diabetes entre as principais comorbidades.

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação e de medidas preventivas, como uso de máscaras em locais fechados e higienização das mãos. Os interessados podem buscar os pontos de vacinação levando documento de identidade e carteira de vacinação.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook