O papa Leão XIV encontrou‑se nesta segunda‑feira (19) com o vice‑presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, no Vaticano. Ambos participaram, no domingo, da missa que inaugurou o pontificado do primeiro papa nascido nos EUA.
Segundo a Santa Sé, o encontro girou em torno da cooperação entre Igreja e Estado, da liberdade religiosa e de “assuntos internacionais atuais”. Durante a conversa, as partes enfatizaram o respeito ao direito humanitário em zonas de conflito e a importância de soluções negociadas para crises mundiais, além de reforçarem a defesa dos direitos humanos.
Antes de assumir o papado, Leão XIV havia criticado publicamente, em redes sociais, algumas políticas de Vance e do governo Trump, sobretudo nas áreas de imigração. O tema voltou a ser abordado em seus primeiros discursos, ao defender acolhimento e dignidade aos migrantes.
No domingo, o pontífice também recebeu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que, por sua vez, conversou com Vance e Rubio em audiências separadas.


