NATAL
29 de novembro de 2025 11:19

Campanha contra gripe no RN registra baixa adesão e preocupa autoridades de saúde

Foto: Freepik

A poucos dias do fim da campanha de vacinação contra a influenza, o Rio Grande do Norte registra pouco mais de 33% da população vacinada. Em Natal, a cobertura está ainda mais baixa, em torno de 20%, enquanto Mossoró apresenta 33,20%. Os dados, divulgados pela plataforma RN Mais Vacina, acendem um alerta sobre os baixos índices de imunização no estado.

Entre os grupos prioritários, o cenário também é preocupante. A vacinação de crianças alcançou apenas cerca de 25%. Entre os idosos, o índice supera 36%, e entre as gestantes, 51,52%, de acordo com dados atualizados até 28 de maio de 2025.

A baixa procura tem se repetido em diversos estados brasileiros, o que levou o Ministério da Saúde a liberar a vacinação para toda a população, além dos grupos prioritários definidos inicialmente. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) acompanhou a decisão e orientou todos os municípios do RN a seguirem a nova diretriz.

Como consequência da baixa cobertura vacinal, os serviços de saúde públicos e privados têm registrado aumento na demanda, com crescimento dos casos de internações por influenza. Até esta quarta-feira (28), doenças respiratórias representavam 44% das internações de crianças no estado.

A vacinação está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Também há pontos extras no Midway Mall e no Partage Norte Shopping, funcionando de segunda a sexta, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacinação.

Criada durante a pandemia de Covid-19 pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN), a plataforma RN Mais Vacina continua sendo uma das principais ferramentas de controle e logística da vacinação no estado.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook