NATAL
30 de novembro de 2025 21:00

Comissão recomenda bloqueio de leitos no Hospital João Machado por desabastecimento

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital João Machado recomendou o bloqueio técnico de leitos na unidade devido a um cenário crítico de desabastecimento de insumos e medicamentos essenciais. Um relatório enviado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) no último dia 14 aponta que a falta de itens básicos, como luvas, antissépticos e antibióticos, compromete a segurança de pacientes e profissionais.

Segundo o relatório, a escassez de materiais tem impactado diretamente nos índices de infecção hospitalar, que em 2025 superaram em várias vezes as metas previstas. A situação, conforme o documento, reflete-se no “aumento da taxa de mortalidade, dificuldades de implementação de medidas de isolamento e maior prevalência de microrganismos multirresistentes”.

O presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), Geraldo Ferreira, alertou que o desabastecimento é um problema generalizado na rede estadual, citando situações semelhantes no Hospital Maria Alice Fernandes e cancelamento de cirurgias no Hospital Deoclécio Marques.

Em resposta, a Sesap reconheceu o problema e informou ter tomado medidas para reabastecer os estoques. Enquanto isso, o Sinmed e o Cremem realizarão uma inspeção no Hospital Walfredo Gurgel nesta quinta-feira (21) para apurar novas denúncias de falta de insumos.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook