A Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer anunciou a suspensão de todas as cirurgias eletivas a partir desta segunda-feira (8). Segundo a instituição, a medida foi necessária devido a um impasse contratual entre os médicos cirurgiões e a empresa Justiz, nova responsável pela gestão dos procedimentos de alta complexidade contratados pela Prefeitura de Natal.
O problema central, segundo a Liga, é que os médicos, que são profissionais liberais sem vínculo empregatício direto, não aderiram ao novo contrato proposto. Uma análise técnica do edital da prefeitura (nº 003/2025) apontou que o valor previsto é insuficiente para atender ao volume de procedimentos atualmente realizados, o que geraria um “risco de desassistência à população”.
Diante da não adesão dos profissionais, não há contrato vigente que permita a continuidade dos serviços eletivos. A instituição informou, no entanto, que as cirurgias de urgência continuarão sendo realizadas normalmente para não desamparar pacientes em situações críticas.
Em nota, a Liga Contra o Câncer afirmou que está “atuando na busca do diálogo urgente e necessário junto à Prefeitura do Natal, a empresa Justiz e os médicos, no objetivo de viabilizar a retomada da normalidade do atendimento, o mais breve possível”.


