NATAL
29 de novembro de 2025 15:38

Conab projeta crescimento de 61% na safra de grãos do RN para 2025/2026

Estimativa aponta uma colheita de 49,6 mil toneladas, impulsionada pela expectativa de um bom inverno. Safra anterior foi fortemente impactada pela seca, registrando apenas 30,8 mil toneladas.

A produção de grãos no Rio Grande do Norte pode ter um salto de 61% na safra 2025/2026, alcançando 49,6 mil toneladas. A projeção, divulgada nesta terça-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), representa uma forte recuperação após a safra 2024/2025, que foi severamente afetada pela estiagem e colheu apenas 30,8 mil toneladas.

O crescimento esperado é atribuído principalmente a uma melhora na produtividade, que pode aumentar em 62%, passando de 274 kg para 443 kg por hectare. As principais culturas do estado são o milho, com uma projeção de 33 mil toneladas, e o feijão, com estimativa de 12 mil toneladas.

Apesar do otimismo, o secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha, adota um tom de cautela. “A próxima safra é ainda uma projeção. Não se pode confirmar nada, porque vai depender da quadra chuvosa do ano que vem”, afirmou. Ele mencionou, no entanto, que a expectativa de um bom inverno é reforçada pela previsão do fenômeno La Niña.

O superintendente da Conab no estado, Sebastião Arruda Júnior, explicou que a produção de grãos no RN é historicamente baixa devido ao clima semiárido e a uma agricultura de base familiar, com baixa mecanização. “Nosso forte é milho […] e feijão”, finalizou, detalhando as principais culturas que devem impulsionar a recuperação.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook