NATAL
2 de dezembro de 2025 20:47

Israel fecha fronteira com a Jordânia após ataque que matou dois soldados na Ponte Allenby

A medida, que vale por tempo indeterminado, foi uma resposta a um ataque a tiros realizado por um motorista de caminhão de ajuda humanitária. O fechamento da travessia isola mais de 3 milhões de palestinos na Cisjordânia. Foto: Foto AP/Mahmoud Illean

Israel fechou sua principal passagem de fronteira com a Jordânia nesta sexta-feira (19), um dia após um ataque a tiros no local resultar na morte de dois militares israelenses. A Autoridade de Aeroportos de Israel, que opera a passagem da Ponte Allenby, informou que o local ficará fechado “até segunda ordem”.

O ataque ocorreu na quinta-feira, quando um motorista que transportava ajuda humanitária da Jordânia para Gaza abriu fogo contra os soldados israelenses no posto de controle. Até o momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo atentado.

Além da Ponte Allenby, outras duas travessias entre os países foram afetadas: a passagem do Rio Jordão, ao norte, foi completamente fechada, e a de Rabin, ao sul, permanecerá aberta apenas para a passagem de trabalhadores.

A Ponte Allenby é uma rota comercial fundamental entre os dois países e, crucialmente, a única via de acesso para mais de 3 milhões de palestinos que vivem na Cisjordânia ocupada chegarem à Jordânia e, de lá, ao resto do mundo.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook