NATAL
3 de dezembro de 2025 11:05

Brasília tem segurança reforçada para o julgamento de Bolsonaro e outros 7 réus por tentativa de golpe

Operação integrada entre forças de segurança do DF e a Polícia Judicial do STF foi iniciada nesta segunda (1º). Julgamento do "núcleo crucial" da trama golpista começa amanhã (2).

A segurança na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi reforçada a partir desta segunda-feira (1º) para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus, acusados de tentativa de golpe de Estado. O julgamento do chamado “núcleo crucial” da trama terá início nesta terça-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF).

A operação conta com uma ação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública do DF e a Polícia Judicial do STF, com a instalação de uma célula de comando conjunta na praça. O policiamento nas vias de acesso foi ampliado e, por ordem do Supremo, acampamentos e obstruções na área estão proibidos. A vigilância será feita também com o uso de drones de imagem térmica.

Os oito réus são acusados de cinco crimes, incluindo golpe de Estado, organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O julgamento na Primeira Turma do STF está previsto para ocorrer até o dia 12 de setembro.

Houve grande procura do público para acompanhar as sessões, com mais de 3 mil inscritos. No entanto, devido à limitação de espaço, apenas 150 lugares foram disponibilizados na sala da Segunda Turma. Para os demais interessados, o STF instalará um telão na área externa, onde o público e a imprensa poderão assistir ao julgamento. O policiamento reforçado será mantido até o domingo (7), feriado da Independência.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook