NATAL
5 de dezembro de 2025 07:35

Brasil atinge 82% de cobertura vacinal contra HPV em meninas, superando média global

O Brasil alcançou uma cobertura vacinal de mais de 82% contra o HPV entre meninas de 9 a 14 anos em 2024, um índice muito superior à média global de 12%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os meninos da mesma faixa etária, a cobertura chegou a 67%, consolidando os avanços do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Os números representam uma reversão na tendência de queda nas taxas de vacinação observada em anos anteriores. O Ministério da Saúde atribui o sucesso à retomada de estratégias como a garantia da oferta de vacinas, a realização de mobilizações nacionais e a vacinação em escolas.

Desde 2024, o Brasil adotou o esquema vacinal contra o HPV em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, seguindo recomendações internacionais e visando a meta da OMS de eliminar o câncer de colo do útero. O país foi além da meta ao incluir também os meninos no esquema.

Para ampliar a proteção, o Ministério da Saúde também implementou uma estratégia de resgate vacinal para jovens de 15 a 19 anos que não foram imunizados anteriormente. A vacina contra o HPV é fundamental para a prevenção de diversos tipos de câncer, como de colo de útero, ânus, pênis e garganta.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook