A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ampliou, pela primeira vez, o público-alvo da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no Rio Grande do Norte. A partir de agora, adolescentes e jovens com idades entre 15 e 19 anos também podem receber o imunizante. A oportunidade, no entanto, é temporária e válida apenas até dezembro de 2025.
A vacinação contra o HPV é uma das principais estratégias para a prevenção de cânceres como o de colo do útero, pênis, vulva e garganta. A ampliação busca proteger jovens que, por algum motivo, não receberam a vacina na faixa etária padrão, que hoje é de 9 a 14 anos.
Desde 2024, o Ministério da Saúde adotou o esquema de dose única para o público de 9 a 14 anos, seguindo recomendações internacionais para acelerar a meta de erradicação do câncer de colo do útero até 2030.
Segundo a Sesap, desde o início da campanha em maio, 4.934 adolescentes da nova faixa etária (15 a 19 anos) já foram imunizados no estado. “O Brasil registra cerca de 7 mil mortes por ano por câncer de colo do útero, e a vacina é fundamental para conter a doença”, reforça Laiane Graziela, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.
O próximo Dia D de Multivacinação, que ocorrerá em 18 de outubro, terá a vacina contra o HPV como um de seus principais focos.


