NATAL
29 de novembro de 2025 14:48

Estudo do BNDES aponta que Natal pode ganhar 73 km de novas linhas de transporte de alta capacidade

Levantamento, que faz parte de um estudo nacional de mobilidade, projeta a implantação de 49 km de corredores de BRT e 24 km de faixas exclusivas para ônibus na capital potiguar nos próximos 30 anos.

A Região Metropolitana de Natal pode receber uma expansão de 73 quilômetros em sua malha de transporte público de média e alta capacidade, como BRTs (Bus Rapid Transit) e corredores exclusivos de ônibus. A projeção faz parte do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades.

O estudo, que avaliou o potencial de 21 regiões metropolitanas brasileiras, detalha que a expansão em Natal seria dividida em 49 km de corredores de BRT e 24 km de novas faixas exclusivas para ônibus. O objetivo é ampliar o acesso da população ao transporte coletivo de qualidade, melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de deslocamento. A projeção para a implantação completa da nova rede é o ano de 2054.

Apesar do potencial, o estudo do BNDES também aponta para os desafios de financiamento. Para que projetos dessa magnitude se tornem realidade, muitas vezes é necessária uma contrapartida do poder público. “Se o preço da passagem não for suficiente para sustentar o projeto, às vezes é preciso ter uma contraprestação pública. O governo tem que fazer algum aporte”, destaca o diretor do estudo, ao analisar a viabilidade dos projetos em todo o país.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook