NATAL
29 de novembro de 2025 14:19

Reservatórios do RN estão com 45,72% da capacidade total, mas 11 mananciais seguem em volume crítico

Relatório do Igarn mostra que, apesar do volume geral ultrapassar 5,2 bilhões de m³, barragens como Itans e Passagem das Traíras estão praticamente secas. Lagoas da Grande Natal apresentam situação confortável.

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) divulgou um novo relatório sobre a situação dos reservatórios do estado, que aponta um volume acumulado de 45,72% da capacidade total de armazenamento. O volume corresponde a mais de 5,2 bilhões de metros cúbicos de água nos 69 mananciais monitorados.

As maiores barragens do estado operam com mais da metade de sua capacidade. A Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, está com 54,72%; Santa Cruz do Apodi, com 62,67%; e Umari, em Upanema, com 65,02%. Em contraste, a barragem de Oiticica, em Jucurutu, projetada para receber as águas da transposição do São Francisco, acumula apenas 13,89% de seu volume.

Apesar do cenário geral, o levantamento acende um alerta para a situação de 11 reservatórios que estão em nível crítico, com menos de 10% da capacidade. Os casos mais graves são o açude Itans, em Caicó, com apenas 0,17% do volume, e Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 0,03%, ambos considerados praticamente secos.

Por outro lado, as lagoas monitoradas na região Leste apresentam uma realidade oposta. As lagoas do Jiqui e do Pium estão com 100% de sua capacidade, enquanto Extremoz registra 99,01%. O Igarn reforça que a situação hídrica geral exige atenção, especialmente nas regiões abastecidas pelos mananciais em estado crítico.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook