Uma grande mancha de coloração avermelhada nas águas do mar entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas, próximo a Pipa, no município de Tibau do Sul, despertou a curiosidade e gerou especulações neste fim de semana. Imagens e vídeos do fenômeno inusitado foram amplamente compartilhados nas redes sociais.
Procurado, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) informou que já tomou conhecimento do caso. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, “a direção técnica disse que vai encaminhar uma equipe ao local para avaliar” a situação.
Ainda de acordo com o Idema, a suspeita inicial é de que se trate de um fenômeno natural conhecido como “Maré Vermelha”. “Ao que tudo indica, é um fenômeno natural chamado de Maré Vermelha e é provocado pela proliferação de algas”, informou o instituto em nota.
A Maré Vermelha é causada por um crescimento excessivo de algas microscópicas (fitoplâncton), que, dependendo da espécie, podem liberar toxinas ou apenas alterar a cor da água devido à sua alta concentração. A confirmação da causa da mancha em Tibau do Sul depende da análise técnica que será realizada pela equipe do Idema.


