NATAL
2 de dezembro de 2025 06:54

Idema investiga mancha avermelhada em praias de Tibau do Sul; suspeita é de “Maré Vermelha”

Fenômeno foi registrado por moradores e turistas entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas, próximo a Pipa. Instituto de Meio Ambiente encaminhará equipe ao local para análise.

Uma grande mancha de coloração avermelhada nas águas do mar entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas, próximo a Pipa, no município de Tibau do Sul, despertou a curiosidade e gerou especulações neste fim de semana. Imagens e vídeos do fenômeno inusitado foram amplamente compartilhados nas redes sociais.

Procurado, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) informou que já tomou conhecimento do caso. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, “a direção técnica disse que vai encaminhar uma equipe ao local para avaliar” a situação.

Ainda de acordo com o Idema, a suspeita inicial é de que se trate de um fenômeno natural conhecido como “Maré Vermelha”. “Ao que tudo indica, é um fenômeno natural chamado de Maré Vermelha e é provocado pela proliferação de algas”, informou o instituto em nota.

A Maré Vermelha é causada por um crescimento excessivo de algas microscópicas (fitoplâncton), que, dependendo da espécie, podem liberar toxinas ou apenas alterar a cor da água devido à sua alta concentração. A confirmação da causa da mancha em Tibau do Sul depende da análise técnica que será realizada pela equipe do Idema.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook