NATAL
30 de novembro de 2025 21:39

Comissão da Câmara de Natal avança em projetos para criar ouvidoria e iluminar paradas de ônibus

Iniciativas do vereador Léo Souza (Republicanos) buscam criar um canal direto de reclamações para os usuários e permitir que a iniciativa privada "adote" pontos de ônibus para garantir a manutenção e a iluminação.

A Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou, nesta segunda-feira (6), os pareceres de dois projetos de lei que visam modernizar o transporte público da cidade. As propostas, de autoria do presidente do colegiado, vereador Léo Souza, preveem a criação de uma ouvidoria de trânsito e um programa de parceria público-privada para a iluminação de paradas de ônibus.

O primeiro projeto (PL 36/2025) autoriza a Prefeitura a criar uma ouvidoria ligada à STTU. Segundo Léo Souza, a medida transformaria em política pública o trabalho que a comissão já faz informalmente por WhatsApp, onde já recebeu demandas que geraram mais de 500 atos legislativos. “A gente entende que isso tem que virar uma política pública […] através de uma lei”, justificou.

O segundo projeto (PL 140/2025) permite que empresas privadas “adotem” paradas de ônibus, ficando responsáveis por construir, manter e, principalmente, instalar iluminação própria nos abrigos. A ideia é usar o modelo de parcerias já existente em outros espaços públicos para melhorar a segurança e a infraestrutura para os passageiros, sem custos para o município.

Ambos os projetos seguem agora para as próximas etapas de tramitação na Câmara.

 

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook